Your Latest Trick - A obra-prima


Minha definição de música perfeita: não necessariamente a mais bonita, nem mesmo a que eu gosto mais. Para uma música ser perfeita, ao meu ver, ela precisa ser completa. Nada de "se tivesse um solo nessa parte...", ou "faltava repetir o refrão...". Não falta nada na música perfeita. Todos os acordes, todos os instrumentos, todas as rimas (ou a falta delas) são explorados, sem pecar pelo excesso. O timing para o final é sempre certeiro, seja por um fade-out inspirador ou pelo súbito término. Se a música é tocada somente no violão, ou no piano, não importa. O que faz a música ser perfeita é atingir o ápice da sua capacidade. É ser o melhor dentro do possível dela.


Mark Knopfler sabe bem disso.


Para quem não sabe, Mark Knopfler é o vocalista/guitarrista da banda de rock britânico Dire Straits. No ano de 1985, Mark compôs para o álbum 'Brothers in Arms' a música que é o meu exemplo de música perfeita: Your Latest Trick.

Há aqueles que dizem ser uma música de Rock. Outros ousam ao dizer que Your Latest Trick é Hard Rock. Mas, na minha opinião, aquele sax que envolve toda a melodia entrega os pontos: é Jazz, mesclado com Blues, e com uma pitada de álcool. Digo álcool não só pelo fato de a letra expressar uma noite de um boêmio, que vaga pela noite de uma cidade, a procurar pelo último truque de alguma mulher. Digo álcool também por achar que só uma pessoa bem alterada poderia compor com tamanha perfeição.

A voz de Mark nessa música expressa um desinteresse que beira o cansaço. Como se fosse aquela pessoa, sentado à mesa de um bar, com uma garrafa vazia na frente, só com o bartender para ouvi-lo (ou fingir que o faz). Mas também é possível sentir uma certa expectativa nos versos "But all I can do... is hand it to you... and your latest trick". Ou seja, Mark interpreta a canção de forma sublime.

Eu ouviria o solo de sax todas as horas do dia, se fosse possível. É um solo que embrulha a música, a colocando em um patamar distante das demais músicas do álbum, quiçá da banda. É um solo para se ouvir de olhos fechados, para que não haja nenhuma interferência visual.


Resumindo, Your Latest Trick é uma música perfeita.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Back in Black - 30 Anos.

"I Love Hits", uma boa escolha.